quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O QUE PODEMOS MELHORAR NA EDUCAÇÃO?

A educação vem apontando que os educadores são cada vez mais vistos como “centro” da questão: seja porque a baixa remuneração afeta a motivação deles no dia-a-dia da sala de aula( o que todos sabem prejudica o ensino), seja porque uma parcela crescente da população aposta que uma formação melhor( capaz de garantir que os alunos aprendam mais) é a chave para o salto de qualidade que todos nós queremos.Dessa forma pelo vídeo assistido e pela situação da escola do bairro cinza, podemos perceber que é uma realidade da maioria das escolas, onde a baixa auto estima ou mesmo o desinteresse do aluno está presente, sendo urgente uma metodologia voltada a suprir esse problema, pois quando a aula se torna cansativa e rotineira o rendimento não acontece de forma satisfatória.


Na sociedade da informática, a intimidade com o computador e o seu uso se tornam imprescindíveis nos mais diversos campos profissionais. Na educação, em particular, o uso da informática é fundamental, nos dias atuais, tanto para melhorar a gestão do sistema e da própria escola, como para melhorar a aprendizagem dos alunos, acessar, pesquisa e trabalhar conhecimentos. Na escola o uso dos computadores se dá em perspectivas diversas: funciona como instrumento de apoio à gestão e administração escolar, mas também como importante instrumento de apoio, estimulação e enriquecimento da aprendizagem dos alunos. Pelo uso das tecnologias, os professores podem ilustrar melhor seus pontos de vista, situando-se na contemporaneidade; e trazer a realidade para dentro da sala de aula, tornando as aulas mais interessantes. O acesso à internet permite o contato rápido a um acervo de bibliotecas e fontes de informações nunca antes imaginada, possibilitando novas formas de pesquisa, ampla e intensiva. Portanto,essa pode ser um dos critérios que ajudará na melhoria do ensino, assim dinamizando as aulas, fazer com que o aluno se interaja, mobilize, manifeste-se diante do conteúdo trabalhado. Sabemos que são várias as formas apontadas por estudiosos e que cabem a cada professor adotar a melhor maneira de se atingir os objetivos.O desafio de ser professor é muito grande e a responsabilidade é maior ainda, por isso os resultados são tão assustadores. Outra questão fundamental diz respeito a que conhecimentos serão necessários aos alunos, para de fato exercerem sua cidadania, numa sociedade cheia de conflitos, presentes no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das idéias, com o surgimento de novas concepções, dúvidas e necessidades de diálogo entre professores, pais,alunos,comunidade em geral. È necessário conhecer os materiais para planejar o trabalho, difundir o uso da biblioteca dentro e fora da escola, ensinar a pesquisar para fortalecer a autonomia, expor a produção dos alunos,mas com critérios, ler por prazer em casa, na escola, só ou acompanhado, esses são pontos que merecem ser analisados com bastante atenção, pois pode ser interessante para o desenrolar do processo de ensino. O educador tem que se auto avaliar sempre ver o que está ocorrendo e quais os pontos positivos e negativos diante do seu trabalho de mediador, orientador e a cada dia procurar inovar com estratégias e métodos que venham a atingir o que tanto almejamos. Os recursos didáticos que os professores utilizam ainda estão um pouco ultrapassados e é preciso renovar adotando e optando pela tecnologia, favorecendo uma aula prazerosa e mais dinâmica para nossa clientela.

Portanto, estamos convictos de que é muito árdua a nossa profissão de educador e que precisamos a cada dia fazer uma reflexão dos nossos trabalhos e optar pelo melhor visando mais qualidade e bons resultados para que o nosso papel seja compensador em está formando verdadeiros cidadãos.


REFERÊNCIAS:

NOVA ESCOLA. A revista de quem educa. Ano XXIV. Nº 221- abril 2009.

PÁTIO. Revista Pedagógica. Ano XIII, novembro 2009/janeiro 2010.

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